segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Complete sua páginas com esses 7 passos!

Olá! Hoje estou direcionando meus comentários aos meus leitores que realmente estão ingressando agora no universo do scrapbooking. Afinal, esse sempre foi meu objetivo inicial, ajudar aqueles que ainda não sabem como começar. Então, traduzi e acrescentei comentários a um artigo que li no livro "The complete book of scrapbooking", da scrapper americana Louise Riddell. Lembrem-se, você é quem ditará a melhor forma de compor suas páginas mas esse é um bom jeito de começar, seguindo os sete passos básicos a seguir dispostos:
1) Escolha um tema:

Selecione algumas fotografias afins que juntas contem alguma estória ou traduzam outro detalhe que você quer transpassar para a página. O número dependerá do tamanho da página escolhida e algumas vezes, do tema. Eu gosto de aproveitar ao máximo o espaço então abuso dos recortes para colocar, no mínimo, 3 fotos por página. Uma única e grande foto numa página sem dúvida dá margem para um lindo trabalho de scrapbook, mas nem sempre isso é viável.

2) Coordenando o material:

A escolha dos papéis geralmente fica mais fácil com as fotos em mãos, pois você poderá combinar as cores e o tema desde já, mas isso não é fundamental. Selecione papéis lisos e estampados, que se complementem e disponha ao lado das fotos para ver se caem bem. Aproveite as folhas de forma que elas possam render duas páginas complementares, essa é uma boa dica que te trará economia e um álbum mais harmônico.

3) Recortando as fotografias:

Chegamos a fase do chamado “cropping” que é quando algumas das fotos serão ajustadas ao tamanho do papel ou cortadas em formatos diferentes.Você pode tentar novos formatos ou cortar somente o mínimo necessário, tudo dependerá da qualidade da foto e de suas preferências pessoais. Aqui vai somente uma dica, cuidado ao cortar fotos únicas ou que representem um momento precioso demais para dispensar o que ocorre ao redor do foco principal da fotografia. Paisagens são mais difíceis de ser enquadradas, por isso, quando estiver montando um álbum de viagens, por exemplo, procure revelar as fotos num tamanho menor, ou, crie um cd para acompanhar o álbum e só revele parte das fotos.

4) Destacando as fotos:

“Matting” ou tapete é a parte de papel que ficará em contato direto com a foto com a intenção de destacá-la ainda mais. Esse destaque pode vir por baixo da foto, como se fosse um tapetinho mesmo ou por cima da foto, quando chamamos de moldura. Além disso, podemos acrescentar várias camadas e diferentes cores ou texturas, dependendo do impacto desejado. Lembre-se apenas que o papel e a cola que estiverem em contato direto com a foto devem ser acid free (livres de ácido) o que evitará que suas preciosas recordações amarelem com o passar dos anos.

5) O layout da página:

Uma vez que as molduras e tapetes já estejam distribuídas, é a vez de posicionar as fotos na sua página, criando o chamado layout. Eu gosto muito dos layouts (LO) duplos, que são nada mais nada menos que duas páginas avulsas, coordenadas entre si e dispostas lado a lado no álbum. Organize os itens no espaço disponível, até que obtenha um resultado harmônico e balanceado, e só depois cole os elementos nos lugares escolhidos. Lembre-se de reservar espaço para o título da página e alguns comentários (journaling).

6) Crie o título e o journaling:

Decida o título da página e onde ele será disposto. Contar a estória daquelas fotos também é muito importante, principalmente para o futuro. Tente recordar os detalhes e momentos que mais lhe marcaram e se não quiser deixar as anotações a vista, esconda-as em forma de tags ou bilhetes atrás das fotos (para isso você precisará deixar um espaço atrás dos tapetes, colando-os como simples bolsos).

7) Acrescente os elementos decorativos:

Por fim, acrescente alguns detalhes ao seu projeto, trazendo terceira dimensão ao LO. Memorábilias são recordações ligadas ao momento, como ingressos, convites ou um palito de sorvete, por exemplo. Embellishments são os demais acessórios tais como ilhoses, fitas, adesivos e botões. Esses detalhes são fundamentais para o resultado final, trazendo mais requinte e destaque ao seu álbum.


Por hoje é só, depois volto com novidades!
Bjs mil,
Carol

Um comentário:

Anônimo disse...

qual é o melhor programa para eu fazer isso?? eu já tenho o photoscape.. ele é bom pra fazer essas coisas??